A desigualdade de renda limita a redução na pobreza gerada pelo crescimento econômico. Isso é visto em países em desenvolvimento, como a Índia, e também em países desenvolvidos, como os EUA. Quanto mais igualitária é uma sociedade, mais haverá contribuição de pessoas com ganhos baixos para o crescimento e ampliação da economia. Ou seja, diminuir a desigualdade de renda é uma ótima maneira de fortalecer a economia local e, consequentemente, a mundial.
Os pontos mostrados pelo autor deste artigo para fortalecer os MDGs (Millennium Development Goals) estão dentro de uma utopia que aconteceria se os governos e a própria sociedade mudasse seus valores. Este é o ponto: mudança de valores, o que parece ser difícil, visto implicar diretamente na perda de poder.
Daí vem a minha questão: como atuar em cima dessa realidade? Qual metodologia usar para trabalhar o social e o político? Em que escala trabalhar? Se pararmos para pensar essas questões veremos que elas talvez já foram trabalhadas dentro de concepções tradicionais das ciências envolvidas. Não seria a hora de transcender tais metodologias (e, consequentemente, até os próprios paradigmas das ciências relacionadas - ou de todas?)?
=)
Obs. O link acima se perdeu. Creio que o artigo que menciono seja esse:
Bapna, M. 2012. 3 Imperatives for the Next Global Development Agenda. https://wri-indonesia.org/en/blog/3-imperatives-next-global-development-agenda
Nenhum comentário:
Postar um comentário