sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Ecologia como conhecimento primordial de todos

Um engenheiro deveria ter noções básicas de ecologia. O médico também, assim como o advogado e o taxista da esquina. “Que absurdo”, muitos podem pensar, mas agora direi o porquê penso isso. Imaginem, numa analogia, suas próprias casas. É necessário conhecer o funcionamento dela para podermos viver adequadamente nela, ou não? Por exemplo, é importante conhecer como funciona o sistema elétrico e de encanamentos para podermos fazer um bom uso deles. Imagina se ligássemos um aparelho de 110V num sistema de 220V? Ou então, se colocássemos o papel higiênico diretamente no vaso sanitário? Dependendo do encanamento, entupiria, bem como deixar que todo o material sólido da lavagem da louça na pia fosse pelo ralo. Sabemos da importância do telhado da casa para nossa proteção, mas não nos importamos como a camada de ozônio do planeta. Queremos água limpa para beber, mas não nos damos conta que o esgoto do nosso banheiro vai diretamente para o rio que nos provê essa água.
Temos que ter um conhecimento básico do funcionamento da casa para evitar problemas maiores que, nesse caso, seriam resolvidos pelo eletricista ou pelo encanador. Da mesma forma é com o planeta. Ele é nossa casa numa escala maior. Devemos conhecer como ele funciona para podermos viver de acordo e termos uma previsão de longo prazo de uso dessa casa. Na verdade, a previsão de uso deveria ser infinita, mas o que vemos hoje é o contrário. Já existem previsões com uma probabilidade alta de tempo de vida humana na Terra, justamente por esse mau uso da “nossa casa”. 
E como obter esse conhecimento? Através da Ecologia. De uma forma sintética, a ecologia é uma ciência que trata da relação dos seres vivos com o meio onde vivem. Deixo claro que não é necessário que nos tornemos ecólogos (nesse caso, na analogia, eletricistas e encanadores). Não, longe disso, mas deveríamos ter noções básicas da coisa toda. Saber como funciona o ciclo da água, a importância das florestas para a manutenção de um clima adequado, ter noções do impacto de cada ação de uso da natureza para as pessoas. Coisas básicas. Dentro dessa perspectiva, acredito que nosso planeta seria cuidado tão bem como é nossa casa e não precisaríamos gastar tanto com encanadores e eletricistas.
E eu percebo e fica cada vez mais claro que as pessoas tendem a não compreender que as condições de clima e de recursos que permitem a nossa vida hoje é dependente da condição de existência de todos esses elementos biológicos (fauna, flora e outros reinos) e "não vivos" (solo, água, minerais etc.). A temperatura que temos hoje não é indepentende, não "existe" por si mesma, mas é sim dependente da existência e da extensão de florestas terrestres e marinhas ("florestas" de plâncton!). Qualquer mudança nessas, consequentemente muda o clima e tudo atrelado a ele (tudo, por fim). 
Por que não se entende isso? Eu creio que seja difícil para as pessoas que estudam e conhecem essas relações abstraírem para entender a limitação na compreensão por outras. Uma vez um senhor me perguntou (ele tinha apenas o 4o ano do Fundamental): "Como que o céu fica suspenso em cima de nós?". Foi aí que eu tive uma compreensão de que talvez os limites de compreensão de algo que envolva relações e conchecimentos talvez nem tão "populares" sejam poucos conhecidos pelas pessoas mais instruídas. A gente acha que as pessoas deveriam saber, mas, de fato, elas podem nem ter ideia. Pior é se elas as tem e, mesmo assim, fazem o que fazem. Pior.