terça-feira, 28 de setembro de 2010

O início de tudo


Finalmente crio meu blog. Ensaiava esse momento há tempos, mas a procrastinação é algo que me persegue. Além disso, pensava "terei eu assuntos para escrever nessa coisa?". Hoje vejo que tenho. Os temas serão esses: vida, ciência e filosofia, temperados com uma constante evolução de espiritualidade que venho vivendo. Nesse ponto adianto que assuntos relacionados à religiões também estarão implícitos nos temas principais. Fui um ateu, talvez um agnóstico. No momento passo por uma transformação nesse ponto e acredito que tenha sido esse evento que tenha feito a criação de um blog ter sentido para mim. Por que não criar um tema específico para religião? Simplesmente porque não a vejo separada desses três. E por religião, tenham em mente que não será somente sobre uma. Não me considero católico (apesar de ter sido batizado e passado por todos os processos dessa religião). Em linhas gerais sigo a filosofia budista. No entanto, vejo as religiões como um complemento uma da outra. Quando encontro um ponto que não concordo numa, tento buscar a resposta noutra. Hoje ando frequentando centros espíritas de Umbanda. Por que sou religioso, sendo eu um aprendiz-de-cientista? Tenho razões empíricas para isso (entenderam a ironia?). Bem, se eu não parar por aqui, essa primeira descrição acabará sendo uma postagem sobre religião! Política também estará implícita nesses temas. Dessa não entro em detalhes agora.
A idéia desse blog é passar justamente esses pontos-de-vista e, quem sabe, ajudar pessoas que passam pelos mesmos dilemas que passei e venho passando. Na verdade, esse é um dos pilares do budismo tibetano, aprender e ajudar os outros, pois não conseguiremos obter o grau máximo de felicidade se andarmos “sozinhos” pelo caminho.
Pois bem. Espero que os que se interessarem pelas postagens tirem algo para suas próprias vidas e que as tornem melhores no dia-a-dia. Até a primeira.